quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

UBUNTU


UBUNTU

"sou o que sou graças ao que somos todos nós".


QUANDO A NATUREZA HUMANA IMPLICA EM:

COMPAIXÃO, GENEROSIDADE, SOLIDARIEDADE, RESPEITO, CORTESIA, CONFIANÇA, DESPRENDIMENTO, GRATIDÃO, AMOR...

ESTAMOS VIVENDO ESTA FILOSOFIA EXISTENTE NA ÁFRICA SUBSARIANA.

A  filosofia existe nas línguas  Zulu e Xhosa - 
línguas Bantu, falada pelo grupo étnico Ngúni.   

Tem o significado ligado à humanidade com os outros.
Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.
Para os africanos, Ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens.
Uma pessoa Ubuntu está sempre aberta e disponível em ajudar e apoiar os demais. 
A capacidade e habilidade de um não é ameaça para o outro. Existe uma autoconfiança intrínseca no conhecimento de que nós pertencemos a algo maior.
Na África do Sul, a noção de Ubuntu também foi associada á história da luta contra o Aparthaid.
No âmbito político, o conceito é utilizado para enfatizar a necessidade de união e de consenso nas tomadas de decisões, assumindo uma ética humanitária.
ideia de UBUNTU ressalta inclusive, o respeito pela religiosidade, individualidade e particularidade da outra pessoa.
ENTENDA O UBUNTU 

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo na África e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo,  então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, colocou tudo num cesto bem
 bonito com laço de fita e deixou o cesto debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.


Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou de cara! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Atente para o detalhe: pelo que SOMOS, não pelo que temos...


"Ao contrário do homem branco, o africano quer o universo como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem somente como aspectos da unidade universal".  Nelson Mandela
"A minha humanidade está inexoravelmente ligada à sua humanidade"  Desmond Tutu



2 comentários:

  1. Que sejamos Ubuntu em 2015.
    Que nossa sede de conhecimento seja alimentada por nossa Ancestralidade.
    Axé! Axé! Axé!

    ResponderExcluir